PRATICIDADE MUITO JAPÃO・日本らしい便利さ

写真提供:Julio Cesar Caruso

Esta é uma das coisas que eu só me dei conta de que era realmente Muito Japão, quando me lembrei que no Brasil, ao menos, no Rio, não era possível saber em que vagão nos entraríamos, até que o metrô chegasse. Aqui, nas paredes e pisos das plataformas ou nas portas instaladas nas plataformas, a gente encontra todo tipo de informação. Assim, é possível saber até, se a porta é próxima ao assento preferencial, antes mesmo do trem chegar na plataforma!! Não é prático!?

写真提供:Julio Cesar Caruso

Este aviso da foto acima, por exemplo, mostra que se você ficar na frente deste aviso, no trem que é composto por 10 vagões, você entrará no vagão de número 3 e se o trem for de 8 composições, você entrará no vagão de número 1. O aviso ainda alerta para que sejam feitas duas filas para entrar no vagão!

写真提供:Julio Cesar Caruso

Neste outro aviso, que está na parede da plataforma, é quase a mesma informação. Mas com alguns detalhes a mais. No trem com 8 composições, você ficará no vagão de número 1 e que é preferencial para mulheres. Se o trem for de 10 composições, você entrará no vagão de número 3 e que está com a refrigeração mais fraca! Muito Japão! É ou não é?!


Comentários