ファッションのマスク・MÁSCARA CIRÚRGICA FASHION

Só o fato de haver gente usando máscaras cirúrgicas pelas ruas aqui do Japão já é algo que chama muito a atenção de quem vê pela primeira vez. Mesmo para a gente que mora aqui, não deixa de ser um fato curioso ver tanta gente de máscara na rua ou mesmo no trabalho e nas lojas e ainda por cima falando normalmente como se nada estivesse acontecendo. 

Eu confesso que já me acostumei a ponto de também usar quando estou resfriado, mas acho estranho a pessoa trabalhar e falar com as outras, usando máscara. Me chama atenção ainda é ver criança pequena usando máscara, sem qualquer problema. Acho uma graça ver uma família inteira tipo pai, mãe e filhos e todos de máscaras. Mas fico realmente impressionado de ver como criança pequena já está acostumada de usar máscara cirúrgica sem reclamar nem nada...

Mas enfim, a "cultura" da máscara está tão enraizada no Japão que já é uma coisa absolutamente normal. Ninguém acha estranho andar de máscara pela rua. Não é nenhum mico nem nada. 

O comércio também sabe disso e oferece diversos tipos de máscaras e com os mais variados benefícios. Tem máscara que não machuca na orelha, máscara que não deixa os óculos embaçarem, máscara com aroma, máscara com formato do nariz etc.

As cores é que tem variado bastante nos últimos anos. Até bem pouco tempo, só existiam as máscaras da cor branca. Estas ainda são a maioria até hoje. Mas de uns anos para cá, isso vem mudando. Já é possível ver muita máscara da cor preta ou mesmo cinza. Muitos jovens usam esse tipo de máscara hoje em dia. Mais recentemente, estão sendo lançadas máscaras com estampas. Eu sabia que existia, mas achei o máximo quando vi esta variedade em uma loja em Asakusa, na capital japonesa. Vejam a variedade de cores e estampas para máscaras!




写真提供:Julio Cesar Caruso

Comentários