新元号・NOVA ERA


Estamos numa nova era. Literalmente. Acho que não cabe explicar detalhadamente aqui no blog, até porque já existem vários textos circulando na internet sobre o assunto. Mas, resolvi dar a minha explicação para o que está acontecendo, mas a grosso modo, bem a grosso modo mesmo. Vamos lá!

Para quem não sabe, além do calendário "normal" que usamos no Brasil, aqui no Japão, a contagem dos anos é também feita baseada no período em que "governa" o Imperador. Governa é modo de dizer, porque, em português claro, o imperador não governa nada, é um mero enfeite. Para dar uma interpretação mais respeitosa, ele representa a nação japonesa e o país. É isso. Mas quem governa mesmo é o primeiro-ministro.

Normalmente, a cada imperador que assume o trono, é escolhido um nome para a era em que ele está imperando. Não é o nome do imperador que dá nome à era. Escolhe-se um nome. Fulano de tal assumiu, então o nome da era é esse e pronto. Na vida real, ou seja, para nós, meros mortais, o que muda é a maneira de escrever a data. 

Em português, escrevemos por exemplo, 25-03-19, certo? Para começar, em japonês, a ordem é ano-mês e dia. Mas no lugar do ano 2019 ou mesmo 19, é possível colocar o ano que corresponde ao império do momento. Este ano de 2019, estávamos no ano 31 da era Heisei. O nome, na verdade, nem precisa, muitas vezes já vem escrito, mas por exemplo essa data anterior, a gente pode ver escrita desta forma: 31-03-25. O que significa isso? Ano 31 do império da era, no caso, chamada de Heisei, do mês de março e dia 25. Simples. Só isso. 

Como já disse antes, quando morre o imperador e outro assume, o nome da era muda e consequentemente, a contagem, já que o império é outro. Na vida diária, não muda muito. As passagens não aumentam, nem diminuem, não há passeata, revolução, nada disso. Não há extradição de estrangeiros ou qualquer outra coisa que afete diretamente a nossa vida no Japão.

MAS...


...o que eu senti, foi sim, um clima de "ano-novo"! Teve contagem regressiva no telejornal (foto), edição extra do jornal impresso, retrospectiva durante a semana dos fatos que marcaram esta era que estava por chegar ao fim e tudo mais. Acho que até entendo, pois, mesmo que não interfira tanto na nossa vida diária, uma mudança é sempre uma mudança e uma oportunidade para renovar as esperanças e desejar algo de bom para a nova era, nova fase, nova etapa, o que for.

Fora poder participar de um momento tão histórico, já que faz meros 200 anos que assume um imperador sem o antecessor haver morrido! Testemunhamos a troca de eras, novo nome, nova contagem, novo imperador e assim por diante!

Portanto, Feliz Nova Era, Feliz Era Reiwa! Que tudo se realize na era que já nasceu, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender!!!


Comentários

  1. Agora entendi. Assisto Terrace House e eles fizeram contagem regressiva pra a Nova Era Reiwa, tudo explicado

    ResponderExcluir

Postar um comentário