ÚLTIMO DEGRAU・最後の段差

Se há uma coisa que eu admiro muito aqui no Japão, é essa preocupação de manter o cliente sempre informado. A isto se incluem as sinalizações. Há estações de trens e metrôs, por exemplo, em que as placas indicativas quase que te pegam pelas mãos informando, dobra aqui, agora aqui, entrada na segunda etc. Realmente é impressionante.

Fora que tem o outro lado da moeda. Por mais óbvio que seja, os japoneses escrevem tudo!!! A razão é simples: se alguém reclamar, "ali ó! tá escrito!". Por isso, a gente lê cada coisa aqui no Japão que são realmente Muito Japão!! Por isso eu digo, a gente que lê exerga outrao mundo! (risos) São avisos que eu, na mesma hora eu penso:"Cara! Isso em português seria hilário!". Ao mesmo tempo que eu imagino como seria a reação de um brasileiro ao ler a tal placa do tipo Muito Japão!

Pois hoje eu trago um destes belos exemplos!!


写真提供:Julio Cesar Caruso


Não! Imagina que você está descendo a escada de alguma estação de metrô da sua cidade e se depara com uma placa como esta em português!

POR FAVOR

CUIDADO, O ÚLTIMO DEGRAU 
DESTA ESCADA É MAIS BAIXO DO QUE OS DEMAIS.  


Tudo bem, é admirável, como eu falei, o respeito e tudo mais, mas... Cheguei a imaginar que o conteúdo do aviso seria importante para deficientes visuais, que ao descer as escadas em um ritmo contínuo, poderiam se assustar com a diferença - que eu imagino que não seja gritante e nem causaria grandes acidentes, mas, porque estaria escrito e não em braile?! Esquece. Pensei besteira! 

Agora, "me fala aqui para mim": das duas uma, ou a pessoa vai descer com todo cuidado e tateando, imaginando o que pode acontecer se ela não perceber esse tal degrau mais curto que exige cuidado ao descer ou ela vai pensar "e?". 

E você, qual seria a sua reação!?

Ah! Claro, tentei registrar o personagem principal desta história: o degrau mais baixo!!!




Comentários

  1. Quando subimos ou descemos escada, depois de alguns degraus acostumamos com a altura deles e esperamos que o próximo esteja na mesma altura. Nesse caso, teria aquele efeito quando esperamos um impacto a um certo momento, mas o impacto vem cedo demais, quando ainda estamos com a perna meio "mole". Esse aviso é interessante por isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário