O QUE ESTÁ ESCRITO? ・何と書いてありますか。

 



写真撮影:Julio Cesar Caruso


Esta é a visão de quem está para entrar em um banheiro de estação de metrô. Você deve seguir em frente e, na altura da porta branca, virar à direita. 

Poderia ser um banheiro normal como outro qualquer, se não fosse o repetitivo adesivo colado em cada parede do banheiro. 

Eu tenho curiosidade de saber o que uma pessoa que não entende japonês pensaria sobre o que está escrito no aviso, a ponto de ser necessário escrever em cada parede!

Taí! Uma boa ideia! Você que não sabe japonês, o que você acha que está escrito no adesivo com sinal de exclamação?

Comentários

  1. Olá Júlio, acompanho há bastante tempo suas postagens e gosto bastante. Como nada conheço de japonês, a mensagem que eu recebo é de uma advertência para andar pelo corredor com cautela e pensaria duas vezes antes de tentar abrir a porta onde está aplicado o sinal. Concluo isto por causa do sinal de exclamação e da cor amarela, recurso comum na sinalização de trânsito de alguns países (no Brasil não se usa). Fiquei curioso com a explicação que você dará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! Obrigado mesmo por acompanhar o blog! Que bom que vc não sabe ler...rs...digo, assim posso fazer meus experimentos com ideogramas e placas com quem não sabe ler, justamente para ver o que imagina que seja. Você não está de todo equivocado. Mas veja a tradução que outro nosso amigo-leitor encontrou...

      Excluir
  2. Faaara sobrinho! Isso mesmo! A palavra "shoutotsu" quer dizer "colisão". Portanto, o aviso em cada parede é para alertar os usuários do banheiro, para caminharem com cuidado para não se chocar com outra pessoa. Acredito que para carros, tudo bem, mas para pessoas, precisa disso? E nessa quantidade? Valeu aí pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá Júlio. A tradução do adesivo, afinal, qual é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leitor deixou meio que respondido acima. Ao pé da letra, seria algo como "Cuidado para não se chocar", com sentido de "Cuidado para não trombar em ninguém". Não acha um pouco de exagero? Você mesmo já não faz isso normalmente? Eu faço... mas enfim...

      Excluir

Postar um comentário