歩きスマホ・Andar mexendo no celular

写真提供:Julio Cesar Caruso

Este é mais um cartaz da campanha maciça que tem sido feita no Japão, principalmente nas estações de trem e metrô, para que as pessoas não andem olhando e mexendo no celular. Aliás, a ação em si é chamada em japonês de arukisumaho・歩きスマホ. Também é comumente usada a expressão nagara aruku・ながら歩く exatamente com o mesmo sentido.

O mensagem do cartaz em si, especificamente, mostra a principal ideia que se tem quando duas pessoas se chocam, quando uma delas - ou mesmo ambas - estão andando com os olhos pregados no celular. Foi difícil traduzir o cartaz e transmitir a mesma ideia do criador da campanha. Mas acho que em português ficaria mais ou menos assim:

Você pensou apenas "ih, bati"
mas para as outras pessoas, você bateu foi de propósito.

Ver gente andando pelas ruas e mexendo no celular é a coisa mais comum aqui no Japão. Também, sem perigo nenhum de andar com o celular na rua, não é de se estranhar que muita gente ande com o celular nas mãos. O problema é que não olham para frente e continuam se locomovendo!

É, há bens que vêm para os males, se é que se pode dizer assim. Sem perigo de assalto, as pessoas usam mesmo o celular na rua, iPad e até laptop! Detalhe: andando mesmo! São essas pessoas o principal alvo de campanhas como esta!

Homem caminha tranquilamente com laptop  nas mãos e digitando

Comentários