COMPORTAMENTOS JAPONESES・日本人の行動

      Resolvi escrever este post simples e bem curto, só para descrever a cena que eu presenciei no ponto de ônibus hoje pela manhã. Eu estava na fila do ponto esperando o ônibus. Eu era o quarto da fila. De onde eu estava, eu conseguia ver perfeitamente a ansiedade da primeira pessoa da fila. Achei que fosse por causa do ônibus que ainda não havia chegado, mas depois eu descobri o que realmente era: ela estava esperando uma amiga.

    A amiga surgiu de longe. e de onde ela estava, acenaram uma para a outra. Finalmente elas se encontraram, trocaram duas ou três palavras e fizeram algo que eu chamaria de "Muito Japão"!

    Como a amiga chegou depois, ou seja, com a fila já formada por cerca de 10 ou 11 pessoas, ela poderia ser mal interpretada e as pessas acharem que ela estava furando fila. Isso, claro, causaria um mal-estar  e um pequeno transtorno aos demais passageiros. O que elas fizeram?

       As duas saíram de onde estavam, ou sejam, na primeira posição da fila e se deslocaram para a ÚLTIMA posição! Isso mesmo, elas saíram da fila e entraram novamente no final da fila, como se tivessem cegado juntos, as duas, naquele momento!!

          É ou não é MUITO JAPÃO?




Comentários