CARTAZES DA ESTAÇÃO・駅のポスター

Gosto muito de andar nas estações de trem ou metrô aqui no Japão e ficar olhando os cartazes. Acredito eu que muita gente não preste muita atenção, mas eu, por vários motivos - inclusive para criar posts - , gosto muito de olhar e ler o que está escrito. Selecionei alguns que eu sempre vejo!


写真撮影:Julio Cesar Caruso


Este primeiro cartaz é bem simples e direto! Na frase na parte superior, eles dizem "Não perdoamos" (em japonês: watashitachi wa yurusanai) e, na inferior do cartaz, a frase "Assédio é crime!" (em japonês: chikan wa hanzai desu). O cartaz alerta para um dos problemas mais comuns aqui no Japão: os famosos tarados dos trens, conhecidos em japonês pelo nome de "chikan" (lê-se "tican"). Muitos homens se aproveitam dos trens lotados e do movimento dos vagões, para se aproveitar das mulheres e molestá-las. Aqui no Japão também existe o vagão exclusivo para mulheres, mas, como no Brasil, somente disponível por um determinado horário durante o dia.








Este outro é bem mais recente! Ele pede para que as pessoas fiquem paradas na escada rolante, ou seja, é uma campanha para incentivar as pessoas a não subirem ou descerem as escadas rolantes, como é feito normalmente por quem está com uma certa pressa. Em algumas escadas, inclusive, podemos ver cartazes que dizem ser proibido, ou melhor, cartazes em que eles pedem para que as pessoas evitem subir ou descer as escadas rolantes. Dizem que é para "evitar acidentes". A frase do cartaz seria エスカレーターでは立ち止まろう・esukareetaa dewa tachidomarou, ou seja, "Vamos ficar parados na escada rolante".O ideograma de "parar" (止) foi usado para ilustrar a escada rolante.








Por último, este cartaz que também é ótimo. É antigo, mas ainnda pode ser visto em algumas estações. A foto, por exemplo, eu fiz na semana passada. A frase em destaque "Não é falha da bebida, é falha sua" é um tanto poética, mas alerta para outro grande problema da sociedade japonesa: o excesso de álcool. Muitos japoneses, por inúmeros motivos, bebem até ficarem "trêbados". Isso de segunda a segunda! Por isso, não é difícil ver um japonês embriagado. pela rua ou na plataforma. O problema se torna mais grave quando a embriaguez dá lugar à violência. O cartaz diz que 59% dos casos de violência por parte dos passageiros contra os funcionários, envolviam passageiros alcoolizados.  Ao final, o cartaz lembra que: 暴力は犯罪です・bouryoku wa hanzai desu, ou seja, "violência é crime".



GOSTOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO!


提供







Comentários

Postar um comentário