CARTÃOZINHO DE ITU・バカデカいカード

Imagina que você esteja no balcão de uma biblioteca ou uma lan house, de repente, e você queira usar um dos computadores disponíveis. O uso é gratuito! 

Eu imagino que se fosse no Brasil, a recepcionista me daria um pequeno cartão com um número, número 5, por exemplo, e me diria: Pode usar o computador de número 5, senhor. E eu me encaminharia para o computador de número 5. Concorda?

Mas... em se tratando de Japão, não me deram apenas um cartãozinho com um número escrito. O que me deram foi uma folha A4 emplastificada e com tooooodas as regras de uso. Isso aqui é bem típico: eles adoram escrever tudo, mais tudo mesmo, que é para não ter que explicar nada e para dizer que "foi dito", entende? Para se mais tarde alguém for dizer algo, eles irão contestar dizendo: "mas estava escrito". Esse pensamento a gente vê por toda parte aqui no Japão.

Eu costumo dizer que se as Cataratas do Iguaçu fossem no Japão, teria uma placa escrito: "Proibido pular na água".

Vejam o "cartãozinho" que me entregaram!!



Teoricamente é para o usuário ler tudo antes de utilizar e, claro, para o funcionário não ter que explicar tudo a cada cliente que aparecer. Quer saber o que está escrito? Vamos lá!

9  ★ATENÇÃO★: NÃO DEIXE DE LER O CONTEÚDO ABAIXO ANTES DE UTILIZAR O COMPUTADOR.

【Atenção para as regras de utilização abaixo】

⭐︎ Quando for se levantar do assento, não deixe de clicar no botão "Fechar". Mas atenção: ao clicar no botão "Fechar", você será dirigido à tela inicial.

⭐︎ Esteja ciente de que se o movimento estiver grade, pode ser que o tempo de utilização seja controlado.

⭐︎ Para se candidatar a um dos empregos, é necessário emitir um "pedido de apresentação". Para emitir este pedido, dirija-se ao guichê de atendimento.

⭐︎ Para ser atendido em um dos guichês é necessário retirar uma senha. No guichê de atendimento você poderá saber como estão as demais candidaturas ao emprego desejado e também consultar algo com o funcionário.

Após utilizar o computador, devolva este cartão na "recepção"

※ Objetos de valor são de inteira responsabilidade do usuário

※ É proibido comer e beber


O que achou?







Comentários