CANTORA JAPONESA QUE VIVENCIOU TERREMOTO DE KOBE ACOMPANHA NOTÍCIAS DE FORA DO JAPÃO

Quem é leitor do blog já deve conhecê-la! Ela foi a primeira personagem a ilustrar a seção Gente Muito Japão! Isso mesmo! Estou falando de Mako Tanaka, a cantora japonesa que vive no Brasil há 10 anos (mais precisamente na minha cidade natal, o Rio de Janeiro)! 




Nesta Entrevista Exclusiva, vamos ver como é uma japonesa acompanhar, de longe, tudo o que está acontecendo no seu próprio país. Como ela vê a transmissão dos fatos no Brasil? E como ela se sente ao rever um grande terremoto no Japão depois de ela mesma, ter vivenciado o grande terremoto de 7.2 graus na escala Richter que destruiu a cidade de Kobe, em janeiro de 1995.





Como ficou sabendo do terremoto que ocorreu no Japão?

Por telefone. Uma amiga minha me ligou de manhã, no dia em que ocorreu o tsunami e o terremoto. Ela me perguntou: "Você tá sabendo o que que tá acontecendo no Japão agora ?".  Eu fiquei tremendo e perguntei: "O quê ? O quê ?" Ela só falou para eu ligar a televisão. Foi aí que eu vi o jornal transmitindo aquela tragédia horrível.


Você tem parentes ou amigos nas regiões afetadas?

Não tenho parentes, mas tenho amigos nas regiões afetadas e logo me lembrei deles e fiquei muito preocupada.


Se sim, tem notícias deles?

Sim, já consegui saber que eles estão bem.


O que está achando da transmissão dos fatos no Brasil?


Achei meio esquisito, eles enfatizarem tanto, dizendo que o povo japonês todo tem kit de sobrevivência contra terremotos e em todas as casas. Também elogiam muito os japoneses e dizem que o povo japonês é muito organizado e tem muita paciência. 

Dizem que os japoneses são "educados" desde cedo a se protegerem

do terremoto, isso é verdade? 

É verdade, desde pequeno, a gente tem treinamento na escola para se proteger em caso de terremoto e incêndio. Aliás, mesmo depois de adultos, algumas prefeituras organizam treinamentos desse tipo e muitas empresas também fazem.



Você acha que faz diferença?

Claro! Se você não aprende, na hora, você fica muito mais nervoso e acaba fazendo muita coisa errada.



Como você se sente vendo que uma grande catástrofe aconteceu no 
Japão novamente?

Esta vez é pior do que aconteceu o terremoto de Kobe. Lamentável, mas a gente aprende muita coisa com esse sofrimento. Naquela época, aprendemos muito, mas temos que aprender mais coisas ainda para melhorar a vida das pessoas no Japão. De repente eu pensei: "Mas por que que isso tinha que acontecer no Japão de novo?" Aí resposta veio a resposta, mais ou menos assim: "Porque a natureza precisava gritar e alertar novamente o Japão de alguma forma. Infelizmente".

Poderia descrever as lembranças que tem do terremoto de Kobe? 

(Sinta-se livre para não responder, se não quiser.)

Quando aconteceu o terremoto lá em Kobe, eu me lembro que eu estava na cama dormindo e de repente começou a balançar tudo e eu levantava da cama 90°, mesmo seu eu querer. O meu corpo pulava sozinho, várias vezes! E ouvia um barulho, tão forte que achei que o mundo estava acabando. Imediatamente começou a aparecer na minha cabeça todos os rostos da minha família, minha mãe, meu pai, meus irmãos e dos amigos e colegas. Era um a cada segundo e eu com aquela sensação de "vou morrer agora". Foi horrível, pois eu estava sozinha em casa e queria sair, mas não conseguia sair, porque a porta não abria! Mas eu chutava, chutava e, quando finalmente abriu a porta, eu desci correndo pela escada e saí pra rua de pijama e tudo! Lembro que meu desespero era tanto que eu abracei uma senhora que nunca tinha visto na minha vida e chorei, chorei muito. Nem sei o que dizer. Sei que foi uma senseção tão horrível... e nunca imaginei que isso fosse acontecer novamente no Japão e pior, mais forte e com mais vítimas. Eu lamento muito. 




1. Para relembrar a entrevista da Mako para o Gente Muito Japão, clique AQUI.

Mako no Mulheres de Chico


MAKO no Exalta Rei!

2. Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Mako, pode fazer uma visita o site pessoal da cantora: http://www.makobrasil.com/

3. Por falar em Mako, ela também gravou um vídeo com a música que deu muito o que falar esta semana: 上を向いて歩こう・UE WO MUITE ARUKO. Com vocês, o grande sucesso da música japonesa na voz de Mako! どうぞ!


Comentários

Postar um comentário