GENTE MUITO JAPÃO

大変お待たせ致しました!Estamos de volta com mais um GENTE MUITO JAPÃO! Nossa entrevistada de hoje é a cantora brasileira Sabrina Hellsh. Para quem não se lembra, Sabrina também estava no programa "O Mundo Segundo os Brasileiros" de Tóquio, junto comigo e outros conterrâneos que apresentaram um pouco da capital japonesa no programa que foi ao ar no Brasil em fevereiro desta ano, pela Bandeirantes. No programa, simpática e irreverente, Sabrina passeou pelas ruas de Tóquio vestida de quimono, ou melhor, como ela mesma diz "toda enquimonada". Para rever a participação de Sabrina no programa, clique na figura abaixo.


A vida de cantora de Sabrina Hellsh tem andado a passos largos aqui no Japão e ela não para de fazer shows por todo o país. Recentemente ela retornou de Yamanashi! Também recente, mais precisamente no mês passado, Sabrina gravou um clipe com um de seus sucessos no CD que ela lançou aqui no Japão em 2010 junto com o cantor e compositor Arthur Vital. Dirigido por Roberto Maxwell, o clipe com a música "Agora Eu Sei", mostra uma Sabrina bem mais calma do que na vida real (risos) mas com o mesmo carisma que tem conquistado fãs japoneses e brasileiros. O clipe da música, você confere logo depois da entrevista!

GENTE MUITO JAPÃO


Em ENTREVISTA EXCLUSIVA para o GENTE MUITO JAPÃO, Sabrina Hells conta como foi a "aventura" de gravar o clipe em uma pequena loja localizada no tradicional bairro de Asakusa (浅草) e como foi convencer os donos, velhinhos, japoneses, a gravar no interior da loja de artigos de costura. Ela também fala da sua carreira, sua trajetória no Japão, seu amor pela música e seus projetos para o futuro. Com vocês, Sabrina Hellsh!

1. Qual seu nome de batismo? Seu sobrenome não é de japonês né...?

Meu nome de batismo é Sabrina Hellmeister Shikasho . O Shikasho vem do meu avô que era japonês.

2. Sua ascendência qual é?

Então, por parte de pai tem minha raiz japonesa, pois meu avô era daqui do Japão, Fukuoka. Da parte da minha mãe, tenho uma raiz um pouco mais distante,  do alemão. Hellmeister....devem ter sido uns piratas que acabaram ficando pelo Brasil…(risos)


3. No Brasil, você é natural de que lugar?

Eu nasci em São Paulo , capital e cresci no bairro do Butantã.

4. Há quanto tempo vive no Japão?

Há 10 anos.

5. Você sempre foi cantora no Brasil?

Não. Eu sempre gostei de música, mas queria levar como um hobby. Com 19 anos comecei a estudar canto e com 21 vim para o Japão e aqui as coisas foram acontecendo.

6. No Japão, como começou a história da Sabrina Hellsh?

Eu cheguei aqui em junho de 2001, decidida a procurar um coral ou coisa parecida para não ficar sem cantar. Como na época eu não falava nada de japonês não achei tão fácil. Morei a principio em Hamamatsu, Shizuoka e lá havia muitos brasileiros. Fui procurar uma escola de música para brasileiros e o pianista Natanael de Alencar me chamou para cantar em um bar com ele. Eu era muuuito tímida. Ainda sou, no que diz respeito a palco e a apresentação para público. Aí, comecei a cantar, pegar gosto por me apresentar. Cantei em casamentos japoneses, eventos e bares na cidade, até que em 2006 decidi me mudar para Tóquio e conhecer a cena musical daqui. Fui conhecendo os muitos lugares voltados à cultura brasileira, fazendo novos amigos e parcerias. Em 2009, conheci o Arthur Vital, um menino muito talentoso e fiquei encantada com as composições dele. 


Nos tornamos muito amigos e começamos a tocar juntos, procurando fugir um pouco dos lugares onde ´devemos´ tocar "Garota de Ipanema" e "Mas que Nada". Foi quando o agitador cultural e amigo Horiuchi Takashi nos apresentou a gravadora Rambling Records e eles propuseram que nós gravássemos as músicas autorais do Arthur e mais três de outros compositores e, em 2010 lançamos no Japão o álbum "A Rosa e O Girassol". 




A receptividade foi muito bacana e pudemos viajar um pouco pelo Japão divulgando o nosso primeiro trabalho. Agora em 2011, Arthur voltou ao Brasil para se dedicar a um novo projeto com banda e tal e eu decidi me dedicar mais ao violão para poder me acompanhar. Está sendo uma etapa bacana demais. Tocar é muito diferente de cantar e tocar e cantar ao mesmo tempo é difícil, mas muito prazeroso. Enfim, estou nesta descoberta…   

7. Você vive de música no Japão?

Não. Não por não poder. Por escolher tocar em situações nas quais eu me sinta bem e a música possa fluir com gosto. Música é uma coisa incrível, se você não se sente bem isso de certa forma é transferido às pessoas que estão ouvindo. No meu ponto de vista, e isso aprendi nesse tempo de parceria com Arthur que, tocar demais tudo para poder viver de música pode fazer com que peguemos aversão à coisa que mais amamos: a música. Aí não compensa para mim. Então, eu dou algumas aulas de canto voltada para pronúncia de português, faço um bico no Que Bom, restaurante brasileiro em Asakusa. É pertinho de casa, todo mundo lá é como minha família já e vou trabalhar quando eles me chamam. Assim é bom porque me proporciona estar livre para alguns trabalhos bacanas para cantar e que pintam de vez em quando. 

 8. Você gravou um clipe recentemente...conte-nos como foi...

Eu e o Roberto Maxwell estávamos andando de bicicleta em Asakusa e encontramos uma galeria-loja que tinha uns bonecos feitos de pano muuuuuito pequenos e delicados. Adorei o ambiente da loja e imaginei que seria bacana gravar "Agora Eu Sei" gravada no CD "A Rosa e O Girassol" com Arthur tocando, só que agora era comigo tocando e tal. Voltamos na loja, pedimos permissão aos donos que não estavam muito a fim de autorizar porque poderíamos atrapalhar o funcionamento da loja e também porque eles não sabiam como usaríamos a imagem da loja deles. Nos comprometemos a utilizar somente 30 minutos para gravar e mostrar o vídeo antes de publicá-lo na net. Assim, eles toparam e marcamos o dia. Utilizamos uns minutos a mais do que o prometido mas eles gostaram da música e do que estávamos fazendo. O problema é que estava muuuuito quente e tivemos que desligar o ar por conta do barulho...os velhinhos donos da loja já estavam quase desmaiando então, resolvemos, finalizar logo. Quando mostramos a velhinha, dona da loja, ela gostou muito e aprovou na hora!

9. Quem quiser assistir ao show da Sabrina Hellsh como faz?

Como eu estou me dedicando ao violão, não tenho muitas apresentações. Mas tenho uma data mensal de apresentação no Que Bom, na terceira sexta-feira de cada mês. Mas quando tenho apresentações, eu divulgo no meu FB e twitter Sabrina Hellsh. Neste próximo ano, vou botar a mochila no carro e viajar pelo Japão tocando e cantando e conhecendo os cantos desse arquipélago maravilhoso. Vou registrar e relatar as experiências no meu Multiply esse novo projeto que se chamara "Sabrina Hellsh On The Road" (http://sabrinaontheroad.multiply.com)


10. E quem quiser contratar a Sabrina Hellsh...?


Email: sabrina.hellsh@gmail.com 
Telefone: 090-5632-4979 

11. Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Muito Japão?

Adorei participar do blog que eu já conhecia há tempos como leitora e compartilho de muitas experiências que são contadas aqui. Aos leitores do Muito Japão desejo poder encontrá-los pelo mundo afora!! Um grande beijooo !!!


Fiquem agora com o clipe da música "Agora eu Sei", de Arthur Vital e direção Roberto Maxwell. Com vocês: Sabrina Hells. Agora Eu sei!




Para adquirir o CD "A Rosa e o Girassol", com a música "Agora Eu sei", acesse o site:
「バラとひまわり」のCDをお求めになる方は以下のサイトをアクセスして下さい:



JAPONÊS・日本語




VALE A PENA VER DE NOVO:

GENTE MUITO JAPÃO 1
Masako Tanaka

GENTE MUITO JAPÃO 2

GENTE MUITO JAPÃO 3
Yuka Shimizu

GENTE MUITO JAPÃO 4
Karina Almeida

GENTE MUITO JAPÃO 5
Adriana de Almeida Gomes

Comentários

  1. adoreei a entrevista Caruso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa postagem Gente Muito Japão! Assisti esse programa na Band tb.Parabéns! Poderia ter mais postagens do `Gente Muito Japão`.

    ResponderExcluir
  3. Que voz linda!! Eu já tinha lido a entrevista e vi o programa, mas que vozinha gostosa!

    Parabéns!! Quero um CD !!

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as suas palavras, Xande. A música é muito bonita, a voz ainda mais e eu estou extremamente encantada. Também quero um CD!!!
    Ótima entrevista Caruso, parabéns pra vc e pra fofa da Sabrina.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu a vi no programa ano passado *-* Mto divertida, na verdade adorei a participação de todos no programa HAHA' Mto bom conhecer Japão através do brasileiros e mais mto bom conhecer o Japão através do "Muito Japão" 'weee'

    ResponderExcluir

Postar um comentário